O desastre aéreo que ocorreu em New York em 1960 é lembrado como uma das maiores tragédias da aviação. Após sair do Aeroporto Internacional Idlewild (hoje JFK), um avião Douglas DC-8 da empresa aérea TWA colidiu com outro avião da United Airlines, um Lockheed Constellation, no céu de Staten Island, às 10h28 da manhã de 16 de dezembro de 1960.

No DC-8 da TWA, havia 78 passageiros e seis tripulantes, enquanto no Constellation da United Airlines, havia 44 passageiros e oito tripulantes. Infelizmente, este acidente resultou na morte de todos os passageiros e tripulantes em ambos os aviões, exceto por 11 pessoas que sobreviveram milagrosamente a este desastre.

Os sobreviventes foram encontrados correndo em meio aos destroços dos aviões ou envoltos em cobertores para se proteger do frio, já que o acidente ocorreu em pleno inverno. Dois passageiros que estavam no DC-8 foram encontrados em um telhado residencial, onde foram jogados pela força da colisão, segurando em um pedaço da asa do avião que acabou pousando ali. Os outros nove sobreviventes estavam no Constellation da United Airlines.

O acidente chocou o mundo inteiro. Ainda que as causas do acidente tenha sido atribuídas a um erro de comunicação entre as autoridades de tráfego aéreo e aos pilotos, a verdade é que a tragédia poderia ter sido muito pior. Na época, as companhias aéreas foram instadas a tomar medidas de segurança para evitar outros acidentes semelhantes no futuro.

Este trágico incidente é um exemplo da fragilidade das viagens aéreas e como um pequeno erro ou falha técnica pode causar uma tragédia irreparável. No entanto, ao mesmo tempo, este também é um exemplo da resiliência humana e da capacidade de sobrevivência em situações extremas como esta.

Em resumo, o acidente aéreo de 1960 foi uma das maiores tragédias da aviação mundial e chocou o mundo pela sua gravidade. No entanto, apesar das adversidades, alguns passageiros conseguiram sobreviver a este terrível evento, o que ficou conhecido como um verdadeiro milagre. Este é um evento que nunca será esquecido na história da aviação mundial e um lembrete de que a segurança sempre deve vir em primeiro lugar.